Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Cultura Nativa
Bebida do Gaúcho?
Chimarrão
Vinho
Ver Resultados

Rating: 3.7/5 (3189 votos)

ONLINE
1


Rádio Grenal

Tempo Agora Uberaba MG

 

 Total de Visitas    


Uberaba
Uberaba

 

 

MUNICÍPIO DE UBERABA - MG

 


Uberaba é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro. Sua população, segundo projeções do IBGE em 2009, é de 296.261 habitantes, sendo assim o 8º municipio mais populoso de Minas Gerais. Segundo alguns autores, o topônimo "Uberaba", nome de um rio do município, origina-se do termo tupi "Y-berab" que quer dizer "água clara" ou "rio brilhante".

 

História

 

A povoação foi fundada, em 1809, pelo sargento-mor comandante da Companhia de Ordenanças do Distrito do Julgado do Desemboque da Capitania de Goiás, Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira. O Julgado do Desemboque correspondia ao atual Triângulo Mineiro menos a região de Araxá que foi elevada a julgado em 1811 desmembrada do Julgado do Desemboque.

O Sargento-mor Antônio Eustáquio era oriundo do Distrito de Glaura, pertencente à antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, onde seu pai, João da Silva de Oliveira, fora vereador por três mandatos na época da Inconfidência Mineira.

O Sargento-Mor Antônio Eustáquio, buscando desbravar novas terras na região, foi também fundador, entre os anos de 1810 e 1813, do arraial denominado Nossa Senhora do Carmo dos Morrinhos, atual município de Prata.

Da família fundadora do Uberaba, Sargento-mor Antônio Eustáquio, seus irmãos e primos, o descendente mais ilustre é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tetraneto do Capitão-General José Manuel da Silva e Oliveira.

O "Arraial" de Uberaba, na época pertencente ao Julgado do Desemboque, Capitania de Goiás, foi elevado à condição de "Distrito de Índios" em 13 de fevereiro de 1811.

Em 1816, a região do Triângulo Mineiro, que na época compreendia o "Julgado do Desemboque" (onde Uberaba se encontra) e o "Julgado do Araxá", deixou de pertencer à Capitania de Goiás e foi anexada à Capitania de Minas Gerais.

Estes dois julgados (Desemboque e Araxá) ficaram pertencendo à Vila e comarca de Paracatu do Príncipe. A comarca de Paracatu foi criada em 1815.

O Sargento-Mor Eustáquio pediu e conseguiu de D. João VI a elevação de Uberaba à categoria de freguesia em 2 de março de 1820 com o nome de Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba, desmembrada da Freguesia do Desemboque.

Em 1831 é criada a Vila de Araxá, a qual Uberaba fez parte até sua emancipação política em 1836.

O sargento-mor Antônio Eustáquio foi o líder político de Uberaba até sua morte em 1832, quando assumiu o seu lugar, seu irmão Capitão Domingos da Silva e Oliveira que foi o líder político de Uberaba até sua morte em 1852, e, que conseguiu, em 1836, a emancipação política de Uberaba, então pertencente à Vila de Araxá. O Capitão Domingos havia trabalhado, também, em 1831, para a elevação de Araxá à categoria de vila.

Em 22 de fevereiro de 1836, Uberaba foi elevada à categoria de município, desmembrando-se de Araxá. Em 7 de janeiro de 1837, é instalada a Câmara Municipal, tomando posse os primeiros vereadores, tendo o Capitão Domingos como seu primeiro presidente.

Uberaba foi elevada à categoria de cidade em 2 de maio de 1856.

Uberaba surgiu pela migração de geralistas, como eram chamados os habitantes das Minas Gerais na época do Brasil Colônia, os quais deixaram as já esgotadas regiões produtoras de ouro, porém fracas para agricultura, da Capitania de Minas e de Goiás (Desemboque), em busca de terras férteis para se estabelecerem como agricultores e pecuaristas.

Entre estes pioneiros, além dos Silva e Oliveira, estavam, entre outros, os Rodrigues da Cunha vindos de Cachoeira do Campo, e os Bernardes da Silveira, Rodrigues Gondim e Alves Gondim vindos de Formiga (Minas Gerais).

O local onde se instalou o Arraial de Uberaba, inicialmente denominado sertão da Farinha Podre, às margens do Córrego das Lages, foi escolhido por existirem, naquela área, formadas por seis colinas (Boa Vista, Estados Unidos, da Matriz, Cuiabá, Barro Preto e a colina da Misericórdia), grande quantidade de nascentes de córregos no alto destas colinas. Sendo que as primeiras "moradas de casas", como se dizia na época, foram construídas próximas às nascentes destes córregos.

As terras do novo arraial pertenciam à Fazenda das Toldas, ainda existente, e foram doadas, em 1812, por seu proprietário Tristão de Castro Guimarães.

Em 1840, Uberaba é elevada à categoria de comarca, desmembrada da comarca de Paracatu.

Uberaba, na Guerra do Paraguai, foi passagem das tropas federais, e recebeu o Visconde de Taunay.

Na década de 1870, criadores de Uberaba introduzem o gado zebu no Brasil.

Em 1889 chega a Uberaba os trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Em 1899 é criado o "Clube Lavoura e Comércio" com o objetivo de defender a lavoura e a pecuária, combatendo alta de impostos e interferências do governo republicano na atividade rural. É lançado o jornal "Lavoura e Comércio" que no seu primeiro número expõe os ideais dos ruralistas.

Em 1905 é inaugurada a energia elétrica na cidade.

Em 1906 tem início as exposições de gado bovino. Exposições que foram muito prestigiadas pelo Dr. Getúlio Vargas, nas décadas de 1930 a 1950.

Em 1908 é criada a Diocese de Uberaba.

Durante a Revolução de 1932 foram travados combates entre mineiros e paulistas na fronteira com o estado São Paulo, na "Ponte do Delta", que ligava Uberaba com o estado de São Paulo.

Na década de 1940, começam a serem encontrados fósseis de animais pré-históricos na região da antiga Estação de Trem de Peirópolis.

Em 1946, o escritor Monteiro Lobato passou por Uberaba e fez um discurso da Campanha do O Petróleo é Nosso.

Em 10 de setembro de 1950, Getúlio Vargas, na sua campanha para presidente da república, faz um discurso em Uberaba em defesa da pecuária.

Em 24 de abril de 1952, ocorre uma revolta em Uberaba contra os altos impostos cobrados pelo governo estadual chefiado por Juscelino Kubitschek. O edifício da Coletoria Estadual é destruído, assim como os postos de cobrança de impostos nas entradas da cidade. A revolta só terminou com a chegada de tropas do 4º Batalhão de Caçadores vindas de Belo Horizonte que ocuparam as ruas do centro de Uberaba, portando metralhadoras. A revolta foi notícia no New York Times.

Documentos da história municipal de Uberaba

Transferência do Triângulo Mineiro à Capitania de Minas Gerais

Alvará de 4 de abril de 1816:

"Eu, El Rei, faço saber aos que este meu alvará virem, que tendo creado a nova Comarca de Piracatú, assignando-lhe os limites, que me parecem proprios, na fórma do Alvará de 17 de maio do anno passado de 1815, e representando-me os povos da Campanha do Araxá, que comprehende os dous Julgados e Freguezias de S. Domingos e Desemboque, os grandes incommodos que supportam em viverem sujeitos à Capitania e Comarca de Goyaz, cuja Capital lhes fica em distancia de mais de 150 leguas, sendo lhes penosos os recursos, de que frequentemente necessitam; ao mesmo passo que estando elles sujeitos á Capitania de Minas Geraes e á Ouvidoria de Piracatú que lhes fica proxima, podem ser mais facilmente ouvidos e soccorridos nas suas dependencias, sem serem obrigados a desamparar as suas casas e culturas de suas terras, ficando tambem mais desembaraçados e promptos pra se empregarem no meu real serviço: e querendo eu evitar-lhes tão penosos incovenientes, e promover as comodidades daquelles povos, que, pela sua industria e digna aplicação á lavoura, se fazem dignos da minha real comtemplação;.....

...Hei por bem separar e desannexar da Capitania e Comarca de Goyaz os ditos dous Julgados e Freguezias de S. Domingos do Araxá e Desemboque, com todo o territorio que lhes pertence; em mando que deste alvará em diante fiquem pertencendo á Capitania de Minas Geraes e á Comarca de Piracatú, fazendo parte dos limites desta....Dado no Rio de Janeiro a 4 de abril de 1816".

 

Criação da freguesia de Uberaba

Decreto de 2 de março de 1820:

Cria uma freguesia no distrito de Uberaba (do tupi "água cristalina"), em Minas Gerais, com a invocação de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, e manda fundar uma capela curada na mesma Freguesia.

"...Sendo-Me presente o grande desgosto que sofrem os colonos estabelecidos no Sertão da Farinha Podre, por se verem privados de socorro e pasto espiritual, sem que o possa obter com facilidade da Freguesia do Julgado do Desemboque, que dali dista mais de 60 léguas: Hei por bem que se estabeleça uma freguesia no distrito de Uberaba até a confluência do rio Paranaíba e rio Pardo, com a invocação de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, dividindo-se com a Capela de N. S. Do Monte do Carmo, e com a Freguesia do Desemboque, por onde mais conveniente for. E Sou outrossim servido, que nesta nova Freguesia haja também uma capela curada, no lugar que mais convier, para comodidade dos habitantes que novamente se acham por ali estabelecidos. A Mesa da Consciência e Ordens o tenha assim entendido, e faça executar com os despachos necessários. Palácio do Rio de Janeiro em 2 de março de 1820.

Com a rubrica de Sua Majestade"

 

Ata da instalação do município de Uberaba

"Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e trinta e sete, décimo sexto da Independência e do Império, aos sete dias do mês de janeiro do dito ano, neste Arraial de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba, Comarca do Rio Paracatu do Príncipe, Província de Minas Gerais, em nova Casa, construída pelos Cidadãos do novo Termo, para servir de Paço da Câmara, que vai se instalar, perante os novos vereadores, que hão de formar, eleitos na forma da Lei.

E, em presença dos cidadãos que concorreram a este Ato, leu, o Capitão Domingos da Silva e Oliveira, o Ofício da Câmara Municipal da Vila do Araxá, pelo qual o convidava, como cidadão mais votado, a prestar juramento para Presidente da nova Câmara; E declarando que o tinha feito, leu a Certidão do mesmo juramento prestado a 20 de dezembro de mil oitocentos e trinta e seis. Leu a Portaria da Presidência da Província de Minas Gerais, de vinte de julho do dito ano, que ordena a execução da Lei Mineira número 28, que elevou este Arraial à Vila e que lhe marcou seus limites".

Nota: Esta citada casa, construída pelo Capitão Domingos da Silva e Oliveira, para servir de Casa de Câmara e Cadeia de Uberaba, ainda hoje, serve como Gabinete do Prefeito e de Câmara Municipal de Uberaba.

 

Política

Ver página anexa: Anexo:Lista dos prefeitos de Uberaba

O atual prefeito de Uberaba é Anderson Adauto, (filiado ao PMDB), eleito em 2004 com a maior votação da história da cidade, em substituição a Odo Adão (PSDB), vice-prefeito que assumiu o cargo de prefeito com a renúncia de Marcos Montes (DEM) eleito deputado federal. Anderson já completa dois mantados, junto a seu vice, Paulo Mesquita (PR).

O atual presidente da Câmara Municipal de Uberaba, releito para o biênio 2009/2010, é Lourival dos Santos (PCdoB).

 

Geografia 

Distância (Km)

  • Barretos: 125
  • Franca: 125
  • Frutal: 130
  • Araguari:135
  • Ribeirão Preto: 160
  • Monte Carmelo: 154
  • Uberlândia: 95
  • Patrocínio: 185
  • São José do Rio Preto: 210
  • Passos: 235
  • Ituiutaba: 240
  • Patos de Minas: 250
  • Araraquara: 250
  • São Carlos: 265
  • Limeira: 330
  • Campinas: 375
  • Araçatuba: 380
  • Goiânia: 435
  • Anápolis: 490
  • Belo Horizonte: 481
  • São Paulo: 487
  • Brasília: 530
  • Campo Grande: 795
  • Curitiba: 800
  • Rio de Janeiro: 830

 

Clima

Temperatura média anual 23,0°C (2007)

Temperatura média - das máximas 30,2°C (2007)

Temperatura média - das máximas dos meses mais quentes (jan. fev. mar. abr. set. out. nov. dez.) 31,4°C (2007)

Temperatura média - das mínimas 17,6°C (2007)

Temperatura Média - das mínimas dos meses mais frios (maio/junho/julho) 13,6°C (2007)

Temperatura mínima absoluta (ocorrida em 03 de junho de 2009) 3,4°C

Umidade relativa - média anual 64% (2007)

Umidade relativa - meses mais secos (agosto/outubro) – (pico 11% em 28 de setembro de 2004) 57%

Precipitação pluviométrica (total) 1.750,9 mm (2007)

Precipitação pluviométrica - mês mais seco (agosto) 0,5 mm (2007)

Precipitação pluviométrica - mês mais chuvoso (dezembro) 428,8 mm (2007)

Número de dias de chuva 127 (2007)

Quantidade máxima de água/dia (ocorrida em 23 de dezembro de 2004) 80,2 mm

 

Topografia

Faz parte do Planalto Arenítico Basáltico da Bacia do Paraná. O relevo varia de plano ligeiramente ondulado na maioria absoluta de área do município, até fortemente ondulado em pequenas manchas de solos podzólicos. Seu relevo é 60% ondulado e 40% plano.

 

e   Eonomia

 

Setor primário

 


Evolução do PIB 

 

Anos

 

PIB
(em reais)

 

2002

 

2.997.928.000,00

 

2003

 

3.850.349.000,00

 

2004

 

4.121.670.000,00

 

2005

 

4.155.078.000,00



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uberaba é conhecida como a capital mundial do gado Zebu, espécie que foi introduzida por criadores da cidade no final do século XIX após a importação das primeiras matrizes da Índia. Uberaba foi famosa, por seus boiadeiros, que faziam de cada boiada chegada do Pantanal à cidade, um acontecimento social.

É um pólo na criação, desenvolvimento genético e comercialização do zebu, tendo sido escolhido como sede de duas das principais centrais de inseminação pecuária do País: a Nova Índia e a ABS Pecplan. A Expozebu continua sendo a maior feira de gado Zebu em todo o mundo e é realizada habitualmente entre os dias 1o e 10 de maio. A cidade também é sede da maior exposição de uma só raça em todo o mundo: a Expoinel, realizada todo mês de setembro e dedicada inteiramente à raça Nelore.

 

Setor secundário

A atração de indústrias tem sido tentada pelas últimas administrações, com resultados discutíveis, através da criação de três distritos industriais e estabelecimento de um pólo moveleiro, indústrias do setor de alimentação, calçados e química. A dificuldade na obtenção de novos empreendimentos foi agravada pela guerra fiscal, pois a cidade está a apenas 27 quilômetros (pela Rod. BR-050) da divisa do estado de São Paulo, onde são geralmente cobradas alíquotas menores dos impostos estaduais, notadamente o ICMS.[carece de fontes?]

 

Setor terciário

Atração pela guerra fiscal

Num rumo oposto, o estado de Minas Gerais tem, em suas duas últimas administrações, criado uma série de novos impostos e taxas, além de aprovar aumentos nas alíquotas já existentes, diminuindo a competitividade do estado e prejudicando especialmente as regiões limítrofes.

 

Turismo

Uberaba é sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e nos últimos anos tem recebido um número expressivo e crescente de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos[carece de fontes?]. Desde o turismo de negócios, graças ao significativo crescimento econômico, turismo religioso, passando pelo interesse cada vez maior pelo Sítio e Museu Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos até o turismo educacional.

O município de Uberaba integra o Circuito Turístico dos Lagos e o Circuito Turístico do Triângulo que têm por missão fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável, estabelecer e fortalecer parcerias para a geração de negócios, promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, preservando e potencializando as vocações locais.

Importações e exportações da EADI

 

 

 

Importações

Exportações

 

2003

 

117,877,238,26

7,369,533,64

 

2004

 

69,087,996,10

10,781,203,16

 

2005

 

165,871,000,00

14,8226,330,00

 

2006

 

93,444,000,00

13,716,000,00

 

2007

 

123,758,000,00

13,695,000,00

 

Demografia

 

Taxa de crecimento de 2,25% ao ano

IDH (indicadores de desenvolvimento humano)

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH, medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, indica que Uberaba saltou da 9ª para a 4ª colocação em Minas Gerais, num período de 10 anos. Entre os anos de 1991 e 2000, a renda per capita mensal na cidade foi elevada de R$274,75 (duzentos e setenta e quatro reais e setenta e cinco centavos) para R$400,40 (quatrocentos reais e quarenta centavos). Sua mortalidade infantil é de 7,06 por mil nascidos e a expectativa de vida da população é de 73,9 anos. A taxa de alfabetização equivale a 95% da população, com dados do Censo 2001.

 

Infra-estrutura

Água e esgoto

  • 99% das residências são abastecidas pela rede pública de água
  • 98% das residências são abastecidas pela rede de esgoto

Energia

  • 99,97% das casas urbanas são ligadas à rede elétrica da CEMIG
  • 98,75% das casas rurais são ligadas à rede elétrica da CEMIG

Mídia

  • 1 telefone para cada 2,5 habitantes

Transporte

  • 98% das vias da cidade são pavimentadas
  • 130.000 unidades é a Frota de Veículos - Outubro 2008
  • 1 veículo para cada 2,5 habitantes

 

Rodovias

  • BR-262
  • BR-464 (Liga Conquista a BR 050)
  • BR-050 (Uberaba/São Paulo totalmente duplicada)
  • MG-190
  • LMG-798
  • MG-427

O Aeroporto de Uberaba teve sua inauguração na década de 1930. Em julho foram inauguradas as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros. Com a ampliação, o terminal passou de 975 para 2.000m² e agora está preparado para receber 200 mil passageiros/ano.

 

Transporte coletivo

O sistema de transporte coletivo de Uberaba é prestado sob contrato de concessão por duas empresas: Transmil e São Bento. No início de 2007 foi implantado o Sistema de Transporte Integrado, em que os passageiros possam pegar dois ônibus pagando apenas um bilhete chegando ao destino final.

A atual administração, visando a acabar com o monopólio, e a atual situação das empresas que prestam o serviço com liminares judiciais, de caráter emergencial, foi deflagrado uma licitação, que disputa as duas vagas abertas, depois da primeira etapa. Entre elas encontra-se as atuais empresas que prestam serviços, além da Líder (empresa uberabense) e a Piracicabana (do Grupo Áurea).

 

Educação

Uberaba é considerada um pólo educacional, contando com universidades e faculdades de renome e qualidade, dotadas de infra-estrutura, contam com centros de pesquisas e extensão, onde estudantes de todo o país a elege para sua formação profissional.As universidades e faculdades de Uberaba são:

UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

UNIUBE - Universidade de Uberaba

FCETM - Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro

FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba

CESUBE - Centro de Ensino Superior de Uberaba

IFET - Intituto Federal de Educação Tecnológica do Triângulo Mineiro

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos

FACTHUS - Faculdade Talentos Humanos

A rede de ensino médio e fundamental se estende a:

 

 

 

Federal

Estadual

Municipal

Particular

 

Quantidade

 

02

39

49

27

 

Alunos

 

2648

30710

25142

7832

 

Cultura

  • Mata do Ipê - Parque com arborização densa e árvores centenárias de madeira de lei, como aroeira, pau- ferro, paineira, jatobá e bálsamo. Possui trilhas de pedra tapiocanga, pontes, bancos, cascatas, minas,lagos. Com gansos e peixes e uma área de lazer de aproximadamente 35.000 m2.
  • Parque do Jacarandá (Zoológico de Uberaba) - Com uma área de 33.000 m² abriga espécies de animais e aves da região do cerrado: lobo guará, tartarugas, jaguatiricas, macacos e outros. Completa infra-estrutura de lazer.
  • Mata do Carrinho - Mata nativa rica. Possui uma área de 133.000 m², com infra-estrutura de lazer e descanso, parque infantil de madeira, quadras de areia e pista de cooper. É cede do Palácio das Orquídeas, que possui uma vasta variedade de raras orquídeas.
  • Parque das Acácias (Piscinão) - Parque com área de 120.000 m² e área verde, com uma infraestrutura para lazer com pista de caminhada, quadras de esporte, parquinho de madeira, pista de skate e quiosques e lanchonetes. O Parque recebe diariamente um número expressivo de visitantes e praticantes de esportes em torno de 20.000 ao mês.

Museus

  • Museu de Arte Sacra (Igreja Santa Rita)- O acervo é rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, destacando-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões tais como paramentos, alfaias, imagens e mobiliário.
  • Museu dos Dinossauros- Conta com grandes fósseis do período cretácio além do fóssil do Uberabasuchus terrificus
  • Museu do Zebu
  • Museu de História Natural "Wilson Estevanovic"
  • Museu Chico Xavier- A cidade é visitada durante todo o ano por milhares de seguidores de Chico Xavier, grande líder espírita do Brasil, eleito no ano de 2000 “O Mineiro do Século” e falecido a 30 de junho de 2002.
  • MADA - Museu da Arte Decorativa de Uberaba
  • Museu Doutor José Maria Reis
  • Museu da Capela do Colégio N. Senhora das Dores

Casa José Maria dos Reis

Um minucioso trabalho de restauração permitiu resgatar os afrescos e pinturas do renomado artista Reis Júnior, que lá morou em sua juventude. Outras obras de sua autoria e também de diversos artistas locais integram o acervo.

Maior Edifício

O maior edifício da cidade e do Estado de MG, é o Manhattan Flat, uma torre de 32 pisos, e 110 metros.

Religião

As religiões predominantes são: Catolicismo, Espiritismo e Protestantismo. Entre as festas religiosas tradicionais em Uberaba incluem-se a Folia de Reis e a Festa de Nossa Senhora da Abadia que no dia 15 de agosto de 2007 foi reconhecida pela Igreja Católica e pelo Prefeito Anderson Adauto como a Padroeira Principal de Cidade de Uberaba, esta última na praça e bairro com o mesmo nome.

Igreja e museu de arte sacra Santa Rita

Uma grande festa religiosa que Uberaba celebra é a festa de Nossa Senhora Da Abadia que é a Padroeira de Uberaba.A festa de Nossa Senhora D' Abadia que começa no dia 1º de agosto e se estende até o dia 15 de agosto que é o dia da festa.No dia 15 de agosto o povo uberabense levanta bem cedo com muita fé no coração para homenagear a Senhora D' Abadia em uma grande alvorada festiva.Ao final da tarde há uma belissima coroação que é assistida por mais de 100 mil pessoas e logo após sai uma enorme procissão luminosa pelas ruas de Uberaba


A Igreja Santa Rita, construída no ano de 1854 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939 atrai muitos turistas. O acervo rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, reúne peças doadas pela Cúria Metropolitana, destacando-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões tais como paramentos, alfaias, imagens e mobiliário.

 

Chico Xavier.

Médium nascido em 02/04/1910 em Pedro Leopoldo-MG e radicado em Uberaba desde 1959. Faleceu a 30 de junho de 2002, “em um dia de grande alegria para o povo brasileiro”, conforme houvera prometido em vida (Dia em que o Brasil sagrou-se penta-campeão mundial de futebol em Tókio, Japão).

De origem humilde, tornou-se mundialmente conhecido por sua obra espírita e pela atenção e carinho dispensados a todos os que o procuravam em busca de auxílio espiritual, na Casa da Prece. Mais de quatrocentos livros por ele psicografados já foram editados, alguns em vários idiomas. Codinominado pela comunidade espírita como “O Consolador”.

No ano de 2000 foi escolhido “O Mineiro do Século” e o Governo do Estado de Minas Gerais instituiu a “Comenda da Paz Chico Xavier”, outorgada anualmente a pessoas ou entidades que trabalham pela paz.

Seu primeiro livro, Parnaso de Além-Túmulo, com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, entre eles os portugueses João de Deus, Antero de Quental e Guerra Junqueiro, e os brasileiros Olavo Bilac, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos, foi publicado pela primeira vez em 1932. O livro causou muita polêmica nos círculos literários da época. O de maior tiragem foi Nosso Lar, com cerca de milhão e trezentas mil cópias vendidas, atribuídao ao espírito André Luiz, primeiro volume da coleção de 17 obras, todas psicografadas por Chico Xavier, algumas delas em parceria com o médico mineiro Waldo Vieira.

Existem aproximadamente 700 Testemunhas de Jeová em Uberaba, divididas em 10 congregações sendo que uma em Libras- Lingua Brasileira de Sinais. Existe atualmente 9 Salões do Reino nos quais estão dividadas todas as 10 congregações.

Os Salões do Reino são os locais de reuniões da congregação local das Testemunhas de Jeová. O nome Salão do Reino foi adaptado em 1935, por sugestão de Joseph Franklin Rutherford. Regra geral, cada congregação, ou algumas em conjunto, possuem o seu próprio Salão do Reino. Existem atualmente mais de 100.000 congregações formadas em todo o mundo. Todos os edifícios são alugados ou são propriedade legal da organização das Testemunhas de Jeová do país, registados em associações religiosas regionais sem fins lucrativos.

 

Esportes    

Futebol

Uberaba tem atuando profissionalmente: Uberaba Sport Club, Nacional Futebol Clube e Independente Atlético Clube (Uberaba). Os três maiores estádios da cidade são:

Estádio Municipal Engenheiro João Guido - É o maior da cidade, com capacidade máxima de 33000 pessoas. Pertence a cidade, jogando nele Uberaba Sport Club e Nacional Futebol Clube (Uberaba).

Estádio Boulanger Pucci - É a sede do Uberaba Sport Club, e tem capacidade de 7000 pessoas aproximadamente.

Estádio Juscelino Kubitschek - É a sede do Nacional Futebol Clube (Uberaba).

Handebol

Possui uma equipe com renome nacional, o time do Anubis, Hexacampeão do Jimi , Campeão Mineiro, cotato para jogar o Brasileiro daqui alguns anos , alem disso a cidade dispõem de vários jogadores na seleção mineira e brasileira de handebol , seus princiapais jogadores são : Ygor - Brasil Sub-17 . Leandro Presunto Brasil , Guilherme Arantes - Brasil , e possui um grande mestre como técnico Kareal Avelar,grande ex-jogador de handebol no Brasil, este jogador célebre pela sua criatividade e gols; No feminino a cidade esta entre as 5 melhores na modalidade (Estado de MG) .

Vôlei

A cidade possui as equipes Arena Minas , Sesi , Jockei Club e Uirapuru . A equipe de maior maior renome é o Arena Minas , tri campeão Paulista , bi Brasileiro , hexa regional em todas as categorias , campeão do Jimi e do Nacional e a cidade tambem possui o ex-jogador de vôlei Rodrigo Avelar , jogador da seleção. Nos anos 90 a time do UTC ficou célebre, pois tinha uma equipe campeã, com destaques para Leo Mio, Negueti, Keillor, estes três atacantes que marcaram história  ; o feminino tem 2 equipes , Arena Minas e o Jockey Club, ambas com renome estadual .

Basquete

A equipe feminina de Uberaba é a atual vice-campeã nacional , a equipe é uma das principais do Brasil , e a melhor equipe em Minas Gerais.

Karatê

Uma das cidades brasileiras pólos em atletas desse esporte , a cidade e a 3° melhor cidade na modalidade em Minas Gerais e esté entra as 10 mais competitivas na America Latina.

Futsal

Uberaba possui algumas equipes semi-profissionais, que leva o nome de Uberaba para todo o Brasil e América Latina. A cidade tem muitos títulos e participações em sua história. Já foi 3°lugar no Campeonato Brasileiro , venceu por 13 vezes o JIMI ,e é penta-campeão mineiro. Participou do campeonato Sul-Americano de Futsal no ano de 1993. Hoje a equipe não tem a mesma força do passado.

Atletismo

A força do atletismo de Uberaba e uma força nacionalmente reconhecida , com atletas participando de Olimpíadas , Panamericanos. O Último grande nome da cidade foi Andre Ramos , que participou da maratona nas Olimpíadas , mas houve sua desistência no Km 29. O atleta já ganhou maratonas no Egito , Alemanha , Itália e participou de outras provas importantes no mundo.

Natação

Uberaba possui uma equipe competitiva de natação , possuindo vários centros de treinamentos , e tem vários atletas de nível nacional que estão no Minas Tenis e Pinheiros. A cidade tem um centro mirim de treinamento , para descobrir novos atletas que um dia representarão o Brasil em grandes competições .

 

Eventos

Axé Uberaba

Realiza-se, no segundo semestre, o Axé Uberaba, um dos maiores eventos do gênero no Brasil com 3 dias de festas, geralmente no mês de outubro. O Axé Uberaba tem uma grande estrutura com camarote,área do bloco e espaço para a pipoca, tudo para os foliões curtirem os três dias de festa com segurança e conforto.

Expozebu


Foi fundada em 1934 e é uma das principais atrações turísticas de Uberaba. A Expozebu (maior exposição de gado zebu do mundo), se realiza anualmente no mês de maio, atraindo pessoas de várias partes do país e do exterior. Além de atrações como Rodeios, Shows musicais e a própria exposição, serve como ponto de encontro da cadeia produtiva da carne e do leite. Reúne mais de 3 mil animais das raças zebuínas - nelore, nelore mocho, gir, guzerá, tabapuã, indubrasil e sindi - que são julgados e premiados. Publica uma revista bimestral, e organiza cursos, congressos e seminários. O presidente da ABCZ é hoje o pecuarista José Olavo Borges Mendes

Centro Park

Criado com o objetivo de abrigar os grandes eventos de música, tirando do meio da cidade as atividades que geram grande ruído, o local foi inaugurado em fevereiro deste ano, durante o carnaval com o Axé Uberaba 2008.

Feirarte

Cententenas de expositores realizam esta feira, comercializando artesanato em geral, artigos de decoração, vestuário, acessórios e alimentos. São realizados ainda shows com artistas locais.

 

Referências

Bibliografia

  •  A Igreja em Uberaba, Fundação Cultural de Uberaba, 1987.
  • FERREIRA, Orlando, Terra Madastra, Tipografia do Brasil Central, Uberaba, 1928.
  • PONTES, Hildebrando de Araújo, A Família Silva e Oliveira, Uberaba, 1944.
  • PONTES, Hildebrando de Araújo, Vida, Casos, Perfis, Arquivo Público Mineiro, 1992.
  • PONTES, Hildebrando de Araújo, Uberaba e a civilização do Brasil Central, Uberaba, s/d.
  • MACEDO, José Felício Buarque de Macedo, A Verdade Histórico Jurídica a propósito das alegações finais sobre a Fábrica da Matriz de Uberaba, São Paulo, Escolas Profissionais Salesianianas, 1912.
  • NABUT, Jorge Alberto, coordenador, Desemboque Documentário Histórico e Cultural, Uberaba, 1986.
  • SAMPAIO, Antônio Borges, Uberaba; História Fatos e Homens, Editora A. L T Mineiro, 1971.

Uberaba

  • SILVA, Antonio José, Uberaba - historia topographica da Freguezia do Uberaba vulgo Farinha Podre, Edição Imprensa Oficial de Minas Gerais, Local de Publicação Ouro Preto, Revista do Arquivo Público Mineiro, Ano / Volume 01, Fascículo 2, Páginas 339-346, Data de publicação 1896, Mês abril/junho.

Citadas

1.     Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

2.     Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.

3.     Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

4.     Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

5.     Reds Lead Brazil Tax Riot Spree That Causes Damage of $6,000,000; Income Tax Office and Other Buildings Are Wrecked in Minas Geraes Town, The New York Times, 26 de abril de 1952

Ligações externas

 

O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Uberaba

  • Página da prefeitura (em português)
  • Descrição de Uberaba em 1885 (em português)
  • Mapa do Sertão da Farinha Podre (em português)
  • Página da câmara (em português)
  • Uberaba no WikiMapia (em português)
  • Fotos da cidade (em português)
  • História de Uberaba pelo Vigário Silva (em português)
 

 

 

Bairros de Uberaba

 

Nossa Senhora Da Abadia Alfredo Freire Alfredo Freire II Alfredo Freire III Amoroso Costa Arquelau Beija – Flor I Beija Flor II Boa Vista Bom Retiro Cássio Rezende Centro Chácara Déa Maria Chácara Santa Clara Chácara Vale do Sol Chica ferreira Cidade jardim Cidade Nova Cidade Ozanan Conjunto Boa Vista Conjunto Habitacional Uberaba Conjunto José Barbosa Conjunto Margarida R. Azevedo Conjunto Morada do Sol Conjunto Silvério Cartafina [Costa Teles]] Costa Teles II Distrito Industrial I Distrito Industrial II Distrito Industrial III Distrito Industrial IV Domingos Mazeta Estados Unidos Euro Park Fabrício Frei Eugenio Flamboyant Residencial Pakr Gameleiras II Gleba Santa Mônica I Gleba Santa Mônica II Grande Horizonte Guanabara Hyléia Indianápolis Irmãos Soares Jardim Alexandre Campos Jardim Alvorada I Jardim America Jardim Bela Vista Jardim Califórnia Jardim Canadá Jardim Copacabana Jardim Eldorado Jardim Elza Amui I Jardim Elza Amui II Jardim Elza Amui III Jardim Elza Amui IV Jardim Espírito Santos Jardim Esplanada Jardim Induberaba Jardim Itália Jardim do Lago Jardim Manhatan Jardim Maracanã Jardim Metrópole Jardim Morumbi Jardim Nenê Gomes Jardim Oneida Mendes Jardim Primavera Jardim Santa Adélia Jardim São Bento Jardim Siriema Jardim Terra Santa Jardim triangulo Jardim Uberaba Josa Bernadino I Josa Bernadino II Jockey Parque José Valim de Mello Leblon Loteamento José Olavo Manoel Mendes Maringá Mercês Morada Das Fontes Morumbi Nossa Senhora Aparecida Nossa Senhora de Lourdes Olinda Pacaembu Parque das Américas Parque Gameleira Parque Mirante Parque das Primaveras Parque São José Peirópolis Planalto Pontal Quinta da Boa Esperança Recanto da Terra Recanto das Torres Recreio dos Bandeirantes Residencial Bandeirantes Residencial Antonia Cândida Residencial 2.000 Residencial Estados Unidos Residencial Mangueiras Residencial Mangueiras Residencial Mônica Cristina Residencial Monte Castelo Residencial Morada Du Park Residencial Parque Dos Girassóis Santa Inês Santa Maria Santa Marta Santos Dumond São Benedito São Geraldo Serra Dourada Serra do Sol Sete colinas Titã Rezende Tutunas Umuarama Univerdecidade Universitário Vila Celeste Vila Esperança Vila Leandro Vila Maria Helena Vila Militar Vila Olímpica Vila Presidente Vargas Vila Raquel Vila São Cristovão Vila São José Vila São Vicente Vilagio Di Fioiri

 Fonte: Wikipédia



FOTOS DE UBERABA ANTIGO (Fonte: Israel Garcêz) You Tube


 

FOTOS DE UBERABA ATUAL(Fonte: Israel Garcêz) You Tube


 

 

 

 

 


Página Inicial